Programa ABEC Educação
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)
- Certificação ABEC Brasil para Editor Científico
O Programa ABEC Educação visa capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento.
Por meio da Certificação ABEC Brasil para Editor Científico, a ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna que existe no mercado educacional brasileiro na formação específica de editores científicos.PúblicoA Certificação ABEC Brasil para Editor Científico é voltada para a qualificação de editores de periódicos científicos, avaliadores e membros de equipes editoriais, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação no campo da editoria científica.
Trilhas e cursos
A Certificação ABEC Brasil para Editor Científico é um título concedido a quem cumpre 360 horas de curso, com a possibilidade de 60 dessas horas serem cumpridas via apresentação de Reconhecimento de Saberes e Competências.O ambiente virtual de aprendizagem Moodle permite acesso livre 24 horas e o conteúdo autoinstrucional não requer tutoria.
Estudantes são livres para estabelecerem os seus cronogramas de estudos.Os cursos apresentam cargas horárias entre 10 e 60 horas e estão organizados em trilhas formativas que compõem a certificação, sendo que cada curso dá direito ao seu próprio certificado.
TRILHA AVALIAÇÃO EDITORIAL CIENTÍFICA
Avaliador de Artigo Científico
Carga horária: 60 horas
A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pelo processo de avaliação por pares. Professores e pesquisadores desempenham esta atividade geralmente sem formação específica e contam com a experiência adquirida na prática acadêmica e dos pareceres recebidos em seus próprios textos como autores.
O processo de Avaliação por pares mais utilizado pelos periódicos científicos brasileiros é o duplo-cego, no qual a identidade dos autores e avaliadores é anônima. Todavia, a Ciência Aberta está introduzindo mudanças significativas na forma como fazemos ciência e como divulgamos os resultados, incluindo a divulgação dos dados de pesquisa, a publicação de preprints e a adoção da avaliação por pares aberta, onde os nomes dos envolvidos e seus pareceres são tornados públicos.
É neste contexto que a ABEC Brasil desenvolveu este curso, para formar avaliadores capazes de contribuir com editores e autores, compreendendo o seu papel de avaliador como parte integrante do fluxo da comunicação científica.
Disciplinas
1- Contexto da Avaliação por pares | 5h
Objetiva conhecer a história da publicação científica, as dinâmicas do processo editorial e da Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò2- Processo de Avaliação por pares | 15h
Objetiva compreender o processo de Avaliação por pares, suas variações e tendências.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò3- Qualidade na avaliação de artigos científicos | 20h
Objetiva compreender as políticas e os parâmetros de qualidade que impactam na Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Ivone Evangelista Cabral4- Avaliação por pares nos sistemas de gestão | 10h
Objetiva conhecer as funcionalidades dos sistemas de gestão do fluxo editorial científico relacionadas ao papel do avaliador.
Conteudista: Alex Mendonça5- Ética na Avaliação por pares | 10h
Objetiva compreender os aspectos éticos do processo de Avaliação por pares.
Conteudista: Dr. Marcelo KrokosczLaboratório de Avaliação por pares
O Laboratório de Avaliação por pares, como atividade de conclusão de curso objetiva vivenciar, por meio de um processo meta-avaliativo, a Avaliação por pares de artigos científicos.
Conteudistas: Dr. Eli Lopes da Silva | Dra. Elisabete WerlangClique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
Um curso ímpar. Elevou o nível da avaliação científica para um patamar muito excelente. Antes do curso já fazia revisões e avaliações e achava que sabia o que estava fazendo, mas hoje, pós curso, percebi o quanto fui amador. Certamente recomendarei o curso aos docentes da universidade, a todos os que pretendem avaliar, ou mesmo que já sejam avaliadores, o curso é obrigatório. Como sugestão, gostaria de ver o livro texto adotado em formato e-book (PDF) para que possamos ter um material de altíssimo nível e aplicado para consultas. No mais, quero agradecer e dizer que o curso foi um divisor de águas. MUITO OBRIGADO.
Confesso que me surpreendi com o curso. Além de ter recapitulado muito conteúdo que havia estudado durante minha pós-graduação, foi muito bom receber novas informações e me atualizar. O ponto mais alto do curso para mim foi o laboratório de avaliação por pares. Me surpreendi em ver que ambos os comentários que recebi sobre minha avaliação apontaram os meus vícios de redigir pareceres ainda na primeira pessoa. Dessa forma pude parar e repensar sobre onde devo praticar mais para incorporar essas sugestões recebidas.
Gostei muito do curso. Tenho certeza que meu trabalho está muito melhor agora após o curso.
Indexadores para periódicos científicos
Carga horária: 40 horas
Conhecimento fundamental na formação de editores, a indexação de periódicos científicos é a responsável pela visibilidade dos periódicos. Este curso objetiva formar editores e suas equipes para identificar, planejar e submeter periódicos científicos aos indexadores, conforme a política editorial do periódico.
O curso, apresenta informações para subsidiar as equipes editoriais na escolha das melhores opções de indexação, bem como para compreender os critérios para obtenção da indexação almejada.Disciplinas
1- Panorama sobre indexação | 5h
Objetiva compreender o conceito de indexação, as vantagens para os periódicos e os tipos de indexadores.2- Ciência aberta e indexação | 5h
Objetiva contextualizar os periódicos científicos no âmbito da Ciência Aberta.3- Boas práticas editoriais | 10h
Objetiva compreender os princípios de transparência e as boas práticas como critérios comuns dos indexadores.4- Critérios e Indexadores | 10h
Objetiva identificar os critérios de avaliação dos indexadores por nível de dificuldade para indexação.5- Aspectos técnicos |2h
Objetiva conhecer os principais aspectos técnicos da indexação.Laboratório de indexação
Objetiva avaliar um periódico científico candidato à indexação.
Conteudistas
Disciplinas: Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos
Laboratório de Indexação: Eli Lopes da Silva e Elisabete WerlangClique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
O curso foi muito proveitoso. O conteúdo foi claramente abordado e o laboratório de avaliação foi o ponto mais alto do curso.
Como recém-chegado no mundo dos editores científicos, registro que o conteúdo do curso logo de cara me proporcionou uma visão mais nítida do quão complexo é o processo de indexação, além de dar outras informações valiosas no que diz respeito a gerir um periódico científico. O conteúdo do curso foi salvo e será ainda bastante revisitado. Grato.
Aprendi muito sobre o processo de indexação! Excelente curso! Parabéns!
Aporte institucional para a editoria científica
Carga horária: 10 horas
Este curso pretende auxiliar instituições, editores científicos e equipes editoriais na manutenção e perenidade dos periódicos científicos sob suas responsabilidades. O processo de autoavaliação, que este curso provoca, objetiva chamar a atenção sobre as condições em que são editados os periódicos científicos no Brasil e, quem sabe, por meio do instrumento de diagnóstico proposto, subsidiar os gestores das instituições editoras a melhorarem o aporte institucional fornecido para tal.
O conteúdo contribui para a identificação dos gaps a serem superados pelas equipes editoriais, contribuindo assim para a melhoria das condições em que são editados os periódicos científicos no Brasil.Disciplinas
1- Contexto do Aporte Institucional
2- Dimensão Institucional
3- Dimensão Humana
4- Dimensão Financeira
5- Dimensão Tecnológica
LaboratórioConteudistas
Disciplinas: Dra. Elisabete Werlang e Dr. Eli Lopes da Silva
Laboratório de diagnóstico do aporte institucional para a editoria científica: Dr. Eli Lopes da Silva e Dra. Elisabete Werlang
Clique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
O curso cumpriu seu propósito, e com o Dashboard gerado ao final do curso irei discutir com a diretoria da sociedade cientifica financiadora do periódico sobre os pontos negativos encontrados durante o curso. Espero que com isso tenhamos um avanço significativo na qualidade do periódico ao qual sou editor chefe.
Gostei muito do curso, tive acesso a várias informações que já praticava mas não sabia como eram classificados. Com certeza foi muito enriquecedor para que eu possa sugerir e implantar melhorias nos periódicos em que atuo.
TRILHA GESTÃO EDITORIAL CIENTÍFICA
Política Editorial Científica | 60 horasPolítica Editorial Científica
Carga horária: 60 horas
Este curso tem como objetivo orientar profissionais envolvidos na jornada de processos editoriais, proporcionando reflexões sobre editoria científica, auxiliando na construção das políticas editoriais e fortalecendo o posicionamento deste profissional na indústria editorial.
Você aprenderá sobre a formação do periódico e corpo editorial, alinhamento da comunicação científica com as práticas da Ciência Aberta, submissão e avaliação por pares, instruções aos autores, negligência e ética na publicação científica, divulgação, política de preservação digital além de métricas e indicadores.
Ao cumprir as disciplinas deste curso, você terá ferramentas para identificar se o periódico tem integridade, credibilidade, visibilidade e relevância no meio científico; saberá identificar se ele tem a transparência necessária em todo o seu processo de disseminação do conhecimento, se apresenta diversidade e se possui uma política editorial alinhada com os objetivos e as prioridades em prol da sustentabilidade operacional do periódico.
Para finalizar, você deve participar do Laboratório de Política Editorial, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito validar os elementos da política editorial em um periódico científico.
Disciplinas
1- Constituição do periódico científico | 18h
Objetiva compreender a importância da política editorial para um periódico científico, quais os requisitos para a criação de um periódico e para a formação do corpo editorial.2- Política editorial e ciência aberta | 8h
Objetiva compreender as diretrizes e os princípios da Ciência Aberta como elementos da política editorial de um periódico científico.3- Processos de avaliação de artigos | 18h
Objetiva compreender os processos de submissão e avaliação dos artigos, assim como os princípios de ética e integridade que permeiam a publicação.4- Divulgação, preservação e métricas | 8h
Objetiva conhecer os mecanismos de preservação digital dos periódicos científicos, a forma de divulgação e as métricas apuradas.Laboratório de política editorial científica | 8h
Objetiva validar os elementos constitutivos da política editorial em um periódico científico.Conteudistas
Disciplinas: Denise Peres Sales, Renata Postalli, Giovanna Brito Castelhano e Sigmar de Mello Rode.
Laboratório : Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Ciência Aberta na Editoria Científica
Carga horária: 60 horas
A Ciência Aberta é um termo “guarda-chuva” que inclui vários movimentos e práticas com um objetivo em comum: remover barreiras de acesso ao conhecimento para que os recursos, os métodos, as ferramentas e os resultados possam ser livremente compartilhados, acessados e reusados por qualquer pessoa, em qualquer fase do processo da pesquisa. A Ciência Aberta consiste em um modo de condução da pesquisa baseada na abertura, transparência, colaboração e no reuso. Ela provoca e estabelece mudanças socioculturais e tecnológicas no processo de realização de investigações científicas, desde que a ideia é concebida até a apresentação dos resultados.
As tecnologias de informação e comunicação têm possibilitado grandes transformações no processo científico, principalmente na comunicação da e na Ciência. O avanço da era digital trouxe inúmeras mudanças para a publicação científica, estimulando a criação de iniciativas que promovem a transparência e a colaboração. A Ciência Aberta (CA) apresenta um conjunto de práticas e conceitos que têm como objetivo a transparência e a colaboração em todo o processo científico. Visa tornar o processo de construção da pesquisa, e todos os produtos gerados, acessíveis a todos, além de exigir uma transformação considerável do modus operandi tradicional de promover, projetar, dirigir e, principalmente, comunicar a pesquisa. Diversas diretrizes e políticas para o alinhamento dos periódicos científicos às práticas editoriais têm impactado os comitês editoriais no Brasil e no mundo. Compreender os princípios e práticas da Ciência Aberta é essencial para que esses profissionais possam lidar com as transformações no campo da publicação científica.Nesse contexto, o Curso Ciência Aberta na Editoria Científica objetiva servir como ferramenta para apoiar editores de periódicos científicos a adotarem práticas de Ciência Aberta em suas publicações.Para finalizar, você deve participar do Laboratório de Ciência Aberta, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito identificar casos de inserção das práticas da Ciência Aberta nos periódicos científicos.
Disciplinas
1- Sobre Ciência Aberta | 6h
O objetivo é compreender os principais conceitos e as práticas da Ciência Aberta, fundamentais na comunicação científica, com foco em editores e profissionais de informação.2- Acesso aberto ao conhecimento| 6h
O objetivo é conhecer o movimento em prol do acesso aberto ao conhecimento, um dos pilares da Ciência Aberta.3- Gestão de dados de pesquisa | 8h
Tem como objetivo compreender os principais conceitos e as práticas na gestão de dados de pesquisa.4- Compartilhamento de dados de pesquisa | 6h
Objetiva compreender os benefícios do compartilhamento responsável dos dados, permitindo a validação, reprodutibilidade e a reutilização por outros pesquisadores.5- Pré-registro de estudos, relatos e preprints | 6h
Objetiva compreender o que são pré-registros de estudos, relatos registrados e preprints.
6- Avaliação por pares aberta | 8h
Objetiva compreender os diferentes modelos de avaliação por pares no contexto da Ciência Aberta.7- Métricas alternativas | 5h
Objetiva compreender as métricas alternativas de análise do impacto e alcance dos artigos científicos.8- Software livre e de código aberto e licenças de uso | 5h
Objetiva conhecer sobre o uso de software livre e de código aberto, e licenças de uso da pesquisa científica.9- Diretrizes TOP | 4h
Objetiva conhecer as diretrizes para promoção da transparência e abertura nas políticas e práticas de periódicos.Laboratório de Ciência Aberta | 6h
Objetiva interpretar situações de adequação de periódicos à Ciência Aberta.CONTEUDISTAS
Coordenação: Viviane VeigaDisciplinas1. Sobre ciência aberta | Viviane Veiga || 2. Acesso aberto ao conhecimento | Viviane Veiga || 3. Gestão de dados de pesquisa | Viviane Veiga || 4. Compartilhamento de dados | Viviane Veiga
5. Pré-registro de estudos, relatos e preprints | Lilian Calò || 6. Avaliação por pares aberta | Lilian Calò || 7. Métricas alternativas de avaliação | Lilian Calò || 8. Software livre e de código aberto | Solange Santos
9. Diretrizes TOP | Solange Santos
Laboratório
Eli Lopes da Silva | Elisabete WerlangExercícios e avaliações
Terçária Tecnologias Educacionais
TRILHA FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS EDITORIAIS CIENTÍFICAS
Recursos antiplágio | 30 horasRecursos antiplágio
Carga horária: 30 horas
Este curso tem como objetivo subsidiar editores, avaliadores, autores, professores e demais envolvidos na editoria científica para o entendimento do que se configura como plágio e sua identificação em manuscritos científicos.
Você aprenderá sobre a caracterização de similaridade e plágio; explicação de como funcionam os programas de detecção de similaridades; como escolher e utilizar um programa de detecção de plágio; análise de relatórios de similaridade para identificação de plágio; orientação sobre técnicas maliciosas para dissimulação da eficiência dos programas; reconhecimento de outros procedimentos para verificação de plágio sem uso de softwares; orientação para encaminhamentos a partir de constatação de plágio em texto submetido para publicação e em textos já publicados.
Para finalizar, você deve participar do Laboratório de identificação de plágio, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito permitir que você interprete situações de similaridade e plágio em manuscritos científicos.
Disciplinas
1- Similaridade e plágio | 5h
Objetiva reconhecer as características de similaridade e plágio.2- Ferramentas de detecção de similaridades | 15h
Objetiva reconhecer as ferramentas para detecção de similaridades ou plágio em manuscritos científicos, as suas características e os seus relatórios.3- Técnicas maliciosas e inteligência artificial | 5h
Objetiva identificar as técnicas maliciosas e os recursos de inteligência artificial.Laboratório | 5h
Conteudistas
Objetiva interpretar situações de similaridade e plágio.
Disciplinas: Prof. Dr. Marcelo Krokoscz
Laboratório: Prof. Dr. Eli Lopes da Silva e Profa. Dra. Elisabete WerlangDOI para publicações científicas
Carga horária: 20 horas
Este curso é parte integrante da Certificação ABEC Brasil para Editor Científico e foi concebido para apresentar conceitos sobre o Digital Object Identifier - DOI e seu papel na recuperação e preservação de conteúdos publicados em periódicos científicos. Esperamos que, com sua conclusão, você esteja apto a contextualizar o DOI e identificadores persistentes no escopo da comunicação científica, bem como compreender as melhores práticas para registro, atribuição e acompanhamento de DOIs em artigos científicos.
O curso é composto por três disciplinas e um Laboratório como atividade de conclusão de curso.Disciplinas
Identificadores persistentes | 6h
Objetiva conhecer os tipos de identificadores persistentes, em especial o DOI, a sua finalidade e forma de obtenção.Uso do DOI | 8h
Objetiva compreender as maneiras de nomear e registrar o DOI.Práticas complementares | 3h
Objetiva aplicar recursos avançados na atribuição e uso do DOI.Laboratório | 3h
Objetiva praticar situações de criação, obtenção e registro de DOI.CONTEUDISTAS
Disciplinas: Raphael Xavier
Laboratório: Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Preservação digital
Carga horária: 20 horas
CONHEÇA OS CONTEUDISTAS DA CERTIFICAÇAO
ALEX MENDONÇA | Curso Avaliador de Artigo Científico | Disciplina Avaliação por pares nos sistemas de gestão
Formado em Mídias Digitais com ênfase em Design de Interfaces pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da equipe do Programa SciELO desde 2006 e faz parte do grupo de Coordenação do SciELO desde 2014. Em 2017, passou a integrar o Comitê Técnico do Public Knowledge Project (PKP), instituição responsável pelo desenvolvimento do Open Journal Systems (OJS) e do Open Preprints System (OPS). No contexto do Programa SciELO, supervisiona o desenvolvimento do servidor SciELO Preprints e lidera a implementação de políticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA).
http://lattes.cnpq.br/9439737769248015
https://orcid.org/0000-0002-4667-8066DENISE PERES | Curso Política Editorial Científica
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, USP (2013), Bacharel em Ciência da Informação (2005) e em Biblioteconomia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas. Coordenadora do Processo de Indexação de Periódicos da Coleção SciELO Brasil, com mais de 17 anos de experiência na área de Ciência da Informação, avaliação e indexação de periódicos, assessoria editorial, gestão editorial, publicação e qualidade de periódicos científicos, indicadores bibliométricos, acesso aberto e redes sociais. Participou de importantes projetos de melhoria de qualidade e visibilidade de periódicos; reuniões e eventos científicos com foco na Comunicação Científica e melhoria de qualidade dos periódicos. Foi palestrante em eventos, discursando sobre Critérios de Indexação em Bases de Dados, aprimoramento de periódicos e de qualidade na gestão editorial.
https://lattes.cnpq.br/1028133574222158
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EDUARDO HENRIQUE DINIZ | Curso Gestão Editorial Científica
Professor titular da Escola de Administração do Estado da Fundação de São Paulo Getulio Vargas (EAESP-FGV) onde leciona desde 1999. Foi editor-chefe da RAE, Revista de Administração de Empresas, GVexecutivo e GVcasos, de janeiro de 2009 a dezembro 2015 e foi Chefe do departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS) entre 2018 e 2021. Mestre (1994) e Ph.D. (2000) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas - SP. Visiting Scholar na University of California, Berkeley (1996-98), na HEC Montréal (2007), na Erasmus University (2016-17) e na University of Glasgow (2022-23). É Bellagio Fellow, indicado pela Fundação Rockefeller em 2014, e pesquisador do Centro de Microfinanças e Inclusão Financeira pela FGV, GVcemif desde 2007. Atualmente é Senior Editor do periódico Information Technology & People, Associate Editor do Information Systems Journal e do Information Technology for Development. Atua regularmente como revisor nos principais congressos e periódicos nacionais, além de diversos congressos e periódicos estrangeiros na área de sistemas de informação.
http://lattes.cnpq.br/0479416774019401
https://orcid.org/0000-0002-7950-9146ELI LOPES DA SILVA | Curso Aporte Institucional para a Editoria Científica | Laboratórios de todos os cursos
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/2016.Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)/2006. Bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)/1993. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) - mar./2020-mar.2024. Integrou o Conselho Deliberativo da ABEC Brasil que criou o Programa ABEC Educação, tendo desenvolvido a Certificação ABEC Brasil de Editor Científico. Editor de seção da revista Caminho Aberto. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Lecionou em cursos superiores no Senac/SC (2008/2022), Senai/SC(2009/2012), Faculdade Infórium/MG (2003/2006), Universidade de Itaúna (UIT)/MG (2002/2005). Editor da revista NAVUS (2012 a 2022). Avaliador ad hoc de Cursos Superiores pelo MEC/INEP. Avaliador ad hoc de tecnologia educacional da plataforma evidências (MEC).
http://lattes.cnpq.br/3649541584255911
ELISABETE WERLANG | Curso Aporte Institucional para a Editoria Científica | Laboratórios de todos os cursos
Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Especialista com MBA em Gestão de Vendas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RS; Bacharel em Comunicação Social habilitação Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS. Atuou por 10 anos como Diretora de Arte em agências de propaganda, por 8 anos na área de marketing turístico e por 15 anos na área de marketing e gestão educacional. Pesquisadora autônoma, tem os periódicos científicos como seu objeto de estudo, desde 2011, quando recebeu o desafio de lançar uma revista científica, sendo Editora-executiva da Navus - Revista de Gestão e Tecnologia de 2011 a 2018. Foi Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil por dois mandatos (2014-2017 e 2018/2021). Integrou o Conselho Deliberativo da ABEC Brasil que criou o Programa ABEC Educação, tendo desenvolvido a Certificação ABEC Brasil de Editor Científico. É membro do Conselho Editorial da revista Ágora - Arquivologia em Debate da UFSC e membro do Comitê de Política Editorial da revista Caminho Aberto do IFSC. Atua na BW Editora de Arte com a edição de conteúdo científico e empresarial.
http://lattes.cnpq.br/3754643059471442
https://orcid.org/0000-0001-6910-616XGILDENIR CAROLINO SANTOS | Curso Indexadores para Periódicos Científicos
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutor em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bibliotecário Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Editor-chefe da RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Editor da Revista Internacional de Educação Superior e Editor Científico da Revista Brasileira de Preservação Digital. Temas de interesse: Indexação; Periódicos científicos; Biblioteca Digital; Preservação digital.
http://lattes.cnpq.br/1221773207784315
ILDA FONTES | Curso Gestão Editorial Científica
Bacharelado em Letras (1998, USP), Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV, Certificada pelo Council of Science Editors & ABEC-Associação Brasileira de Editores Científicas no ProCPC, Mestra em Gestão para Competitividade/Gestão de Pessoas pela FGV EAESP, Doutoranda no PPGCI/ECA/USP, Membro da Diretoria da ABEC Brasil, tem 20+ anos de experiência em gestão de publicações acadêmicas e científicas. Ilda responde por todas as áreas editorial: planejamento e gestão financeira; gestão jurídica; gerenciamento de fornecedores; planejamento e gestão de produção, distribuição e indexação; gestão de relacionamento e atendimento ao leitor; gestão de marketing e área comercial; coordenação de projetos de web sites, projeto gráfico e de comunicação visual; coordenação de planejamento estratégico; coordenação de novos projetos; liderança e gestão de equipe. Ilda Fontes é gestora de revistas acadêmicas e recursos de pesquisa no FGV EAESP Pesquisa & Publicações, que publica RAE-Revista de Administração de Empresas, uma das revistas científicas mais tradicionais no Brasil em seu segmento, GV-executivo, GVcasos, Cadernos Gestão Pública e Cidadania. Em março de 2016 foi eleita membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC); em outubro/2019, foi eleita como membro da Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), como 1a Tesoureira, gestão 2020-2021, e reeleitta para a mesma função na gestão da Diretoria para 2022-2023.
http://lattes.cnpq.br/6490552044093841
IVONE CABRAL | Curso Avaliador de Artigo Científico | Disciplina Qualidade na avaliação de artigos científicos
Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela Division of Social and Transcultural Psychiatry, Mcgill University, Montreal, Canada. Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Editora Chefe de Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Editora Associada da Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP). Editora Associada da Revista de Enfermagm UERJ. Avaliadora Ad hoc BMC Pregnancy and Childbirth, PLOS ONE, RELAE, REBEn, Acta Paulista de Enfermagem, Texto & Contexto Enfermagem, etc. Membro do Conselho Deliberativo da ABEC. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN/UFRJ (aposentada). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Pesquisadora do CNPq.
http://lattes.cnpq.br/7561708512534413
LILIAN CALÒ | Curso Avaliador de Artigo Científico | Disciplina Processo de Avaliação por pares | Curso Ciência Aberta na Editoria Científica | Disciplinas: Pré-registro de estudos e preprints; Avaliação por pares aberta; Métricas alternativas de avaliação
Química pelo Instituto de Química da USP e doutora em Bioquímica pela mesma instituição. Foi bolsista de pós-doutorado pela prestigiosa Fundação Humboldt, na Alemanha. Após concluir seus estudos, foi docente e pesquisadora no Departamento de Bioquímica do IQ-USP, onde estudou os efeitos de radicais livres em mutagênese e carcinogênese. Foi Coordenadora de Comunicação Científica na BIREME/OPAS/OMS entre 2008 e 2023, quando desenvolveu e ministrou cursos presenciais e online em comunicação científica no Brasil e na América Latina e Caribe. Atualmente é Editora Associada da OPAS/OMS para a Revista Panamericana de Salud Pública e colaboradora do SciELO.
http://lattes.cnpq.br/4681163764345408
Luisa Veras de Sandes-Guimarães | Curso Indexadores para Periódicos Científicos
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB-2010). Realizou período de estudos na Université de Montréal entre agosto e dezembro de 2009, na área de Gestão de Informação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação e especificamente na criação, gerenciamento e indexação de periódicos científicos. Terminou em fevereiro de 2013 o Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou por dois anos como assistente editorial para indexação na Coordenação de Revistas da FEA-USP. Doutorado em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) finalizado em 2020 com a tese sobre a temática do impacto da pesquisa interdisciplinar em políticas públicas. Finalizou estudos de pós-doutorado em Educação em 2021 no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), Cátedra de Educação Básica, onde realizou um estudo sobre interdisciplinaridade na formação de professores para educação básica. Atuou entre 2020 e 2022 como gestora de um programa de MBA online em parceria com a Coursera. Atualmente é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) atuando nos programas de pós-graduação em Administração e em Inovação no Ensino Superior em Saúde.
http://lattes.cnpq.br/2942097441112172
https://orcid.org/ 0000-0001-6894-7784Marcelo Krokoscz | Curso Identificadores de Similaridades | Disciplina: Ética na avaliação por pares do Curso Avaliador de Artigo Científico
Pós-doutor em Ciência da Informação (USP), Doutor e Mestre em Educação (USP), MBA em Gestão Escolar (USP), licenciado em Filosofia (UNIFAI) e Pedagogia (UNIBAN), bacharel em Teologia (ASSUNÇÃO). Professor do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde 2008, onde já atuou como coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que teve prática premiada pelo Prêmio Nacional de Gestão Educacional e também foi coordenador do Programa de Iniciação Científica, tendo como principal êxito a elaboração do projeto para aquisição de bolsas de fomento de pesquisa para alunos da graduação junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atualmente, leciona Raciocínio Lógico e Analítico nos cursos de graduação da FECAP. É autor dos livros Autoria e plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores e Outras palavras sobre autoria e plágio, ambos publicados pela Editora Atlas. Fundador do Instituto Antiplágio (www.institutoantiplagio.com.br) e editor do canal Marcelo.Krokoscz, no YouTube, que divulga conteúdo regularmente sobre o plágio acadêmico. Desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria e plágio no processo de redação e publicação científica. Nas suas atividades como pesquisador, já teve trabalhos publicados no Brasil e no Exterior. No ensino superior é professor de Metodologia Científica e Raciocínio Lógico na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Atua na Educação Básica há mais de 20 anos e desde 2015 é diretor do Colégio FECAP, escola de Ensino Médio e Técnico.
http://lattes.cnpq.br/1079486291839265
RAPHAEL XAVIER | Curso DOI para Publicações Científicas
Possui bacharelado em Biblioteconomia e mestrado em Ciência da Informação, Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Trabalha diretamente em questões relacionadas a Bibliotecas Digitais, Repositórios Institucionais, Open Access, Identificadores Persistentes e Publicações Científicas. Possui vasta experiência com sistemas DSpace, Open Journal Systems (OJS) e Dataverse. Trabalhou em projetos de automação de catálogos e sistemas gerenciadores de acervo. É Membro do Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital. Já ministrou aulas no ensino superior em disciplinas como: Metodologia do Trabalho Científico, Introdução à Ciência da Computação, Administração de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas. Atualmente trabalha na Biblioteca Digital da Fundação Getulio Vargas - FGV.”
http://lattes.cnpq.br/5243574435048251
RENATA POSTALLI | Curso Política Editorial Científica
Bibliotecária da Unidade de Produção, no Núcleo de Publicação (NP) do SciELO Brasil, onde atua há 12 anos. Possui especialização em Gestão da Informação Digital e Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, ambos pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP.
https://orcid.org/0000-0003-4787-8446
SIGMAR DE MELLO RODE | Curso Política Editorial Científica
Doutor em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente da ABEC Brasil (2022–2024), tendo já ocupado essa presidência nas gestões 2020–2021, 2014–2015, 2012–2013. Certificado pelo Council of Science Editors no Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC) (2021). É professor titular da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Exerce a função de ex-presidente da Região Latino-americana da International Association for Dental Research (IADR) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Foi editor científico da Brazilian Oral Research (2006-2014). É editor de área da Clinics.
http://lattes.cnpq.br/3422118958429909
SOLANGE MARIA DOS SANTOS | Curso Ciência Aberta na Editoria Científica | Disciplinas: Software livre e de código aberto, formatos abertos de saída e Licenças de uso; Diretrizes TOP
Professora Doutora de Biblioteconomia e Ciência da Informação credenciada ao PPGCI da Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Possui mestrado, doutorado e graduação em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo. Tem como principais temas de pesquisa: Acesso Aberto, Ciência Aberta e Dados Abertos e métodos bibliométricos para análise do desempenho das universidades brasileiras em rankings de universidades. Desde 2002 é coordenadora de Produção editorial e publicação do Programa SciELO onde também é representante do Comitê Consultivo da Rede SciELO. É pesquisadora do grupo CiMetrias da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, membro do Advisory Board Council do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e do DIAMAS-CRAFT-OA Advisory Board.
http://lattes.cnpq.br/1490307259359399
VIVIANE VEIGA | Coordenadora do Curso Ciência Aberta na Editoria Científica | Disciplinas: Sobre ciência aberta; Acesso aberto ao conhecimento; Gestão de dados de pesquisa; C ompartilhamento de dados
Doutora em Ciências, com prêmio de melhor Tese em Ciências Sociais da Fundação Oswaldo Cruz de tese. Mestre em Saúde Pública, com foco em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação. Atualmente coordena a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, a Rede GO FAIR Brasil Saúde e o Pilar GO TRAIN. Participa do Fórum de Ciência Aberta Fiocruz e do Comitê Gestor do PRESERVO. Coordena o Grupo de Pesquisa e Trabalho Acesso Aberto às Publicações e aos Dados de Pesquisa da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Coordena as disciplinas Ciência Aberta: da informação aos Dados de Pesquisa; e Fundamentos Teóricos da Informação e da Comunicação em Saúde. Coordena o curso de atualização Gestão de Dados de Pesquisa em Saúde, uma parceria Fiocruz/UNIRIO/GO Train.
http://lattes.cnpq.br/4983074089687751