Programa ABEC Educação
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)
- Certificação ABEC Brasil para Editor Científico
O Programa ABEC Educação visa capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento.
Por meio da Certificação ABEC Brasil para Editor Científico, a ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna que existe no mercado educacional brasileiro na formação específica de editores científicos.PúblicoA Certificação ABEC Brasil para Editor Científico é voltada para a qualificação de editores de periódicos científicos, avaliadores e membros de equipes editoriais, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação no campo da editoria científica.
Trilhas e cursos
A Certificação ABEC Brasil para Editor Científico é um título concedido a quem cumpre 360 horas de curso, com a possibilidade de 60 dessas horas serem cumpridas via apresentação de Reconhecimento de Saberes e Competências.O ambiente virtual de aprendizagem Moodle permite acesso livre 24 horas e o conteúdo autoinstrucional não requer tutoria.
Estudantes são livres para estabelecerem os seus cronogramas de estudos.Os cursos apresentam cargas horárias entre 10 e 60 horas e estão organizados em trilhas formativas que compõem a certificação.
TRILHA AVALIAÇÃO EDITORIAL CIENTÍFICA
Avaliador de Artigo Científico
Carga horária: 60 horas
A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pelo processo de avaliação por pares. Professores e pesquisadores desempenham esta atividade geralmente sem formação específica e contam com a experiência adquirida na prática acadêmica e dos pareceres recebidos em seus próprios textos como autores.
O processo de Avaliação por pares mais utilizado pelos periódicos científicos brasileiros é o duplo-cego, no qual a identidade dos autores e avaliadores é anônima. Todavia, a Ciência Aberta está introduzindo mudanças significativas na forma como fazemos ciência e como divulgamos os resultados, incluindo a divulgação dos dados de pesquisa, a publicação de preprints e a adoção da avaliação por pares aberta, onde os nomes dos envolvidos e seus pareceres são tornados públicos.
É neste contexto que a ABEC Brasil desenvolveu este curso, para formar avaliadores capazes de contribuir com editores e autores, compreendendo o seu papel de avaliador como parte integrante do fluxo da comunicação científica.
Disciplinas
1- Contexto da Avaliação por pares | 5h
Objetiva conhecer a história da publicação científica, as dinâmicas do processo editorial e da Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò2- Processo de Avaliação por pares | 15h
Objetiva compreender o processo de Avaliação por pares, suas variações e tendências.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò3- Qualidade na avaliação de artigos científicos | 20h
Objetiva compreender as políticas e os parâmetros de qualidade que impactam na Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Ivone Evangelista Cabral4- Avaliação por pares nos sistemas de gestão | 10h
Objetiva conhecer as funcionalidades dos sistemas de gestão do fluxo editorial científico relacionadas ao papel do avaliador.
Conteudista: Alex Mendonça5- Ética na Avaliação por pares | 10h
Objetiva compreender os aspectos éticos do processo de Avaliação por pares.
Conteudista: Dr. Marcelo KrokosczLaboratório de Avaliação por pares
O Laboratório de Avaliação por pares, como atividade de conclusão de curso objetiva vivenciar, por meio de um processo meta-avaliativo, a Avaliação por pares de artigos científicos.
Conteudistas: Dr. Eli Lopes da Silva | Dra. Elisabete WerlangClique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
Um curso ímpar. Elevou o nível da avaliação científica para um patamar muito excelente. Antes do curso já fazia revisões e avaliações e achava que sabia o que estava fazendo, mas hoje, pós curso, percebi o quanto fui amador. Certamente recomendarei o curso aos docentes da universidade, a todos os que pretendem avaliar, ou mesmo que já sejam avaliadores, o curso é obrigatório. Como sugestão, gostaria de ver o livro texto adotado em formato e-book (PDF) para que possamos ter um material de altíssimo nível e aplicado para consultas. No mais, quero agradecer e dizer que o curso foi um divisor de águas. MUITO OBRIGADO.
Confesso que me surpreendi com o curso. Além de ter recapitulado muito conteúdo que havia estudado durante minha pós-graduação, foi muito bom receber novas informações e me atualizar. O ponto mais alto do curso para mim foi o laboratório de avaliação por pares. Me surpreendi em ver que ambos os comentários que recebi sobre minha avaliação apontaram os meus vícios de redigir pareceres ainda na primeira pessoa. Dessa forma pude parar e repensar sobre onde devo praticar mais para incorporar essas sugestões recebidas.
Gostei muito do curso. Tenho certeza que meu trabalho está muito melhor agora após o curso.
Indexadores para periódicos científicos
Carga horária: 40 horas
Conhecimento fundamental na formação de editores, a indexação de periódicos científicos é a responsável pela visibilidade dos periódicos. Este curso objetiva formar editores e suas equipes para identificar, planejar e submeter periódicos científicos aos indexadores, conforme a política editorial do periódico.
O curso, apresenta informações para subsidiar as equipes editoriais na escolha das melhores opções de indexação, bem como para compreender os critérios para obtenção da indexação almejada.Disciplinas
1- Panorama sobre indexação | 5h
Objetiva compreender o conceito de indexação, as vantagens para os periódicos e os tipos de indexadores.2- Ciência aberta e indexação | 5h
Objetiva contextualizar os periódicos científicos no âmbito da Ciência Aberta.3- Boas práticas editoriais | 10h
Objetiva compreender os princípios de transparência e as boas práticas como critérios comuns dos indexadores.4- Critérios e Indexadores | 10h
Objetiva identificar os critérios de avaliação dos indexadores por nível de dificuldade para indexação.5- Aspectos técnicos |2h
Objetiva conhecer os principais aspectos técnicos da indexação.Laboratório de indexação
Objetiva avaliar um periódico científico candidato à indexação.
Conteudistas
Disciplinas: Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos
Laboratório de Indexação: Eli Lopes da Silva e Elisabete WerlangClique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
O curso foi muito proveitoso. O conteúdo foi claramente abordado e o laboratório de avaliação foi o ponto mais alto do curso.
Como recém-chegado no mundo dos editores científicos, registro que o conteúdo do curso logo de cara me proporcionou uma visão mais nítida do quão complexo é o processo de indexação, além de dar outras informações valiosas no que diz respeito a gerir um periódico científico. O conteúdo do curso foi salvo e será ainda bastante revisitado. Grato.
Aprendi muito sobre o processo de indexação! Excelente curso! Parabéns!
Aporte institucional para a editoria científica
Carga horária: 10 horas
Este curso pretende auxiliar instituições, editores científicos e equipes editoriais na manutenção e perenidade dos periódicos científicos sob suas responsabilidades. O processo de autoavaliação, que este curso provoca, objetiva chamar a atenção sobre as condições em que são editados os periódicos científicos no Brasil e, quem sabe, por meio do instrumento de diagnóstico proposto, subsidiar os gestores das instituições editoras a melhorarem o aporte institucional fornecido para tal.
O conteúdo contribui para a identificação dos gaps a serem superados pelas equipes editoriais, contribuindo assim para a melhoria das condições em que são editados os periódicos científicos no Brasil.Disciplinas
1- Contexto do Aporte Institucional
2- Dimensão Institucional
3- Dimensão Humana
4- Dimensão Financeira
5- Dimensão Tecnológica
LaboratórioConteudistas
Disciplinas: Dra. Elisabete Werlang e Dr. Eli Lopes da Silva
Laboratório de diagnóstico do aporte institucional para a editoria científica: Dr. Eli Lopes da Silva e Dra. Elisabete Werlang
Clique aqui para realizar a sua matrícula...
Depoimentos de pessoas que finalizaram o curso
O curso cumpriu seu propósito, e com o Dashboard gerado ao final do curso irei discutir com a diretoria da sociedade cientifica financiadora do periódico sobre os pontos negativos encontrados durante o curso. Espero que com isso tenhamos um avanço significativo na qualidade do periódico ao qual sou editor chefe.
Gostei muito do curso, tive acesso a várias informações que já praticava mas não sabia como eram classificados. Com certeza foi muito enriquecedor para que eu possa sugerir e implantar melhorias nos periódicos em que atuo.
TRILHA GESTÃO EDITORIAL CIENTÍFICA
Política Editorial Científica | 60 horasPolítica Editorial Científica
Carga horária: 60 horas
Este curso tem como objetivo orientar profissionais envolvidos na jornada de processos editoriais, proporcionando reflexões sobre editoria científica, auxiliando na construção das políticas editoriais e fortalecendo o posicionamento deste profissional na indústria editorial.
Você aprenderá sobre a formação do periódico e corpo editorial, alinhamento da comunicação científica com as práticas da Ciência Aberta, submissão e avaliação por pares, instruções aos autores, negligência e ética na publicação científica, divulgação, política de preservação digital além de métricas e indicadores.
Ao cumprir as disciplinas deste curso, você terá ferramentas para identificar se o periódico tem integridade, credibilidade, visibilidade e relevância no meio científico; saberá identificar se ele tem a transparência necessária em todo o seu processo de disseminação do conhecimento, se apresenta diversidade e se possui uma política editorial alinhada com os objetivos e as prioridades em prol da sustentabilidade operacional do periódico.
Para finalizar, você deve participar do Laboratório de Política Editorial, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito validar os elementos da política editorial em um periódico científico.
Disciplinas
1- Constituição do periódico científico | 18h
Objetiva compreender a importância da política editorial para um periódico científico, quais os requisitos para a criação de um periódico e para a formação do corpo editorial.2- Política editorial e ciência aberta | 8h
Objetiva compreender as diretrizes e os princípios da Ciência Aberta como elementos da política editorial de um periódico científico.3- Processos de avaliação de artigos | 18h
Objetiva compreender os processos de submissão e avaliação dos artigos, assim como os princípios de ética e integridade que permeiam a publicação.4- Divulgação, preservação e métricas | 8h
Objetiva conhecer os mecanismos de preservação digital dos periódicos científicos, a forma de divulgação e as métricas apuradas.Laboratório de política editorial científica | 8h
Objetiva validar os elementos constitutivos da política editorial em um periódico científico.Conteudistas
Disciplinas: Denise Peres Sales, Renata Postalli, Giovanna Brito Castelhano e Sigmar de Mello Rode.
Laboratório : Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Ciência Aberta na Editoria Científica
Carga horária: 60 horas
A Ciência Aberta é um termo “guarda-chuva” que inclui vários movimentos e práticas com um objetivo em comum: remover barreiras de acesso ao conhecimento para que os recursos, os métodos, as ferramentas e os resultados possam ser livremente compartilhados, acessados e reusados por qualquer pessoa, em qualquer fase do processo da pesquisa. A Ciência Aberta consiste em um modo de condução da pesquisa baseada na abertura, transparência, colaboração e no reuso. Ela provoca e estabelece mudanças socioculturais e tecnológicas no processo de realização de investigações científicas, desde que a ideia é concebida até a apresentação dos resultados.
As tecnologias de informação e comunicação têm possibilitado grandes transformações no processo científico, principalmente na comunicação da e na Ciência. O avanço da era digital trouxe inúmeras mudanças para a publicação científica, estimulando a criação de iniciativas que promovem a transparência e a colaboração. A Ciência Aberta (CA) apresenta um conjunto de práticas e conceitos que têm como objetivo a transparência e a colaboração em todo o processo científico. Visa tornar o processo de construção da pesquisa, e todos os produtos gerados, acessíveis a todos, além de exigir uma transformação considerável do modus operandi tradicional de promover, projetar, dirigir e, principalmente, comunicar a pesquisa. Diversas diretrizes e políticas para o alinhamento dos periódicos científicos às práticas editoriais têm impactado os comitês editoriais no Brasil e no mundo. Compreender os princípios e práticas da Ciência Aberta é essencial para que esses profissionais possam lidar com as transformações no campo da publicação científica.Nesse contexto, o Curso Ciência Aberta na Editoria Científica objetiva servir como ferramenta para apoiar editores de periódicos científicos a adotarem práticas de Ciência Aberta em suas publicações.Para finalizar, você deve participar do Laboratório de Ciência Aberta, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito identificar casos de inserção das práticas da Ciência Aberta nos periódicos científicos.
Disciplinas
1- Sobre Ciência Aberta | 6h
O objetivo é compreender os principais conceitos e as práticas da Ciência Aberta, fundamentais na comunicação científica, com foco em editores e profissionais de informação.2- Acesso aberto ao conhecimento| 6h
O objetivo é conhecer o movimento em prol do acesso aberto ao conhecimento, um dos pilares da Ciência Aberta.3- Gestão de dados de pesquisa | 8h
Tem como objetivo compreender os principais conceitos e as práticas na gestão de dados de pesquisa.4- Compartilhamento de dados de pesquisa | 6h
Objetiva compreender os benefícios do compartilhamento responsável dos dados, permitindo a validação, reprodutibilidade e a reutilização por outros pesquisadores.5- Pré-registro de estudos, relatos e preprints | 6h
Objetiva compreender o que são pré-registros de estudos, relatos registrados e preprints.
6- Avaliação por pares aberta | 8h
Objetiva compreender os diferentes modelos de avaliação por pares no contexto da Ciência Aberta.7- Métricas alternativas | 5h
Objetiva compreender as métricas alternativas de análise do impacto e alcance dos artigos científicos.8- Software livre e de código aberto e licenças de uso | 5h
Objetiva conhecer sobre o uso de software livre e de código aberto, e licenças de uso da pesquisa científica.9- Diretrizes TOP | 4h
Objetiva conhecer as diretrizes para promoção da transparência e abertura nas políticas e práticas de periódicos.Laboratório de Ciência Aberta | 6h
Objetiva interpretar situações de adequação de periódicos à Ciência Aberta.CONTEUDISTAS
Coordenação: Viviane VeigaDisciplinas1. Sobre ciência aberta | Viviane Veiga || 2. Acesso aberto ao conhecimento | Viviane Veiga || 3. Gestão de dados de pesquisa | Viviane Veiga || 4. Compartilhamento de dados | Viviane Veiga
5. Pré-registro de estudos, relatos e preprints | Lilian Calò || 6. Avaliação por pares aberta | Lilian Calò || 7. Métricas alternativas de avaliação | Lilian Calò || 8. Software livre e de código aberto | Solange Santos
9. Diretrizes TOP | Solange Santos
Laboratório
Eli Lopes da Silva | Elisabete WerlangExercícios e avaliações
Terçária Tecnologias Educacionais
TRILHA FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS EDITORIAIS CIENTÍFICAS
Recursos antiplágio | 30 horasRecursos antiplágio
Carga horária: 30 horas
Este curso tem como objetivo subsidiar editores, avaliadores, autores, professores e demais envolvidos na editoria científica para o entendimento do que se configura como plágio e sua identificação em manuscritos científicos.
Você aprenderá sobre a caracterização de similaridade e plágio; explicação de como funcionam os programas de detecção de similaridades; como escolher e utilizar um programa de detecção de plágio; análise de relatórios de similaridade para identificação de plágio; orientação sobre técnicas maliciosas para dissimulação da eficiência dos programas; reconhecimento de outros procedimentos para verificação de plágio sem uso de softwares; orientação para encaminhamentos a partir de constatação de plágio em texto submetido para publicação e em textos já publicados.
Para finalizar, você deve participar do Laboratório de identificação de plágio, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito permitir que você interprete situações de similaridade e plágio em manuscritos científicos.
Disciplinas
1- Similaridade e plágio | 5h
Objetiva reconhecer as características de similaridade e plágio.2- Ferramentas de detecção de similaridades | 15h
Objetiva reconhecer as ferramentas para detecção de similaridades ou plágio em manuscritos científicos, as suas características e os seus relatórios.3- Técnicas maliciosas e inteligência artificial | 5h
Objetiva identificar as técnicas maliciosas e os recursos de inteligência artificial.Laboratório | 5h
Conteudistas
Objetiva interpretar situações de similaridade e plágio.
Disciplinas: Prof. Dr. Marcelo Krokoscz
Laboratório: Prof. Dr. Eli Lopes da Silva e Profa. Dra. Elisabete WerlangDOI para publicações científicas
Carga horária: 20 horas
Este curso é parte integrante da Certificação ABEC Brasil para Editor Científico e foi concebido para apresentar conceitos sobre o Digital Object Identifier - DOI e seu papel na recuperação e preservação de conteúdos publicados em periódicos científicos. Esperamos que, com sua conclusão, você esteja apto a contextualizar o DOI e identificadores persistentes no escopo da comunicação científica, bem como compreender as melhores práticas para registro, atribuição e acompanhamento de DOIs em artigos científicos.
O curso é composto por três disciplinas e um Laboratório como atividade de conclusão de curso.Disciplinas
Identificadores persistentes | 6h
Objetiva conhecer os tipos de identificadores persistentes, em especial o DOI, a sua finalidade e forma de obtenção.Uso do DOI | 8h
Objetiva compreender as maneiras de nomear e registrar o DOI.Práticas complementares | 3h
Objetiva aplicar recursos avançados na atribuição e uso do DOI.Laboratório | 3h
Objetiva praticar situações de criação, obtenção e registro de DOI.CONTEUDISTAS
Disciplinas: Raphael Xavier
Laboratório: Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Preservação digital
Carga horária: 20 horas