Bem-vindo ao Ambiente Virtual do Programa ABEC Educação
- Certificação ABEC Brasil para Editor Científico
A ABEC Brasil tem como interesse “desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações; manter o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns”. No Artigo 3º do seu estatuto consta que a ABEC Brasil tem por finalidades: “IV. Promover congressos, conferências, seminários, encontros e cursos no seu âmbito de atuação”.
Portanto, é papel da ABEC Brasil capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento. A ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna existente no mercado educacional brasileiro, com a criação de uma CERTIFICAÇÃO específica para a formação do editor científico.
A certificação ABEC BRASIL PARA EDITOR CIENTÍFICO está em desenvolvimento, com o lançamento do primeiro curso em 2021.
Cursos AVALIADOR DE ARTIGO CIENTÍFICO
(em oferta)Curso elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica. Composto por cinco disciplinas com carga horária de 60 horas mais Laboratório de Avaliação por pares como atividade meta-avaliativa para a sua conclusão.
INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS (em oferta)
Saber escolher os indexadores é importante para a visibilidade do periódico. Neste curso, com carga horária de 40 horas, apresentamos diversas informações para ajudar você a escolher as melhores opções de indexação para o seu periódico e quais critérios deverá seguir para conseguir alcançar a indexação almejada.
APORTE INSTITUCIONAL PARA A EDITORIA CIENTÍFICA (em oferta)
A maioria dos periódicos científicos brasileiros é editada por professores de pós-graduação stricto sensu que, para exercerem a editoria científica, nem sempre contam com aporte suficiente, por parte da instituição editora.
Para colaborar com os editores, no sentido de identificar as facilidades e as dificuldades que encontram para editar os periódicos, a ABEC criou este curso com carga horária de 10 horas.
POLÍTICA EDITORIAL CIENTÍFICA (em oferta)
Este curso, com carga horária de 60 horas, orienta para a construção da política editorial científica. Você aprenderá sobre a formação do periódico e do corpo editorial, alinhamento com as práticas da ciência aberta, submissão e avaliação por pares, instruções aos autores, negligência e ética na publicação científica, divulgação, política de preservação digital, métricas e indicadores.
ATRIBUIÇÃO DE DOI EM PUBLICAÇÕES
(em desenvolvimento)Identificadores persistentes são fundamentais para a recuperação e a preservação do conteúdo publicado em periódicos científicos. Neste curso, com carga horária de 20 horas, você verá como obter e as melhores práticas para atribuir o DOI.
SAIBA MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO E OS CURSOS EM OFERTA
- Neste menu acima, em formato de abas, apresentamos a certificação para editor científico.
Clique nas abas para ver os detalhes dos cursos que estão em oferta.A Certificação ABEC Brasil de Editor Científico é um título concedido a quem cumpre os requisitos de qualificação, por meio dos cursos na modalidade EaD, pertencentes ao programa de certificação.
São necessárias 400 horas de curso, sendo:
- 240 horas dos cursos obrigatórios;
- 160 horas dentre os cursos optativos.
Os cursos têm cargas horárias de 20, 40 ou 60 horas cada, organizados em três trilhas da certificação, conforme imagem a seguir:
Aqui no ambiente virtual de aprendizagem da ABEC Brasil você acompanha os cursos que estão em oferta e os próximos lançamentos.Indexadores para periódicos científicos
Carga horária: 40 horas
A indexação de periódicos científicos é um conhecimento fundamental na formação de editores, porque abre portas para a visibilidade dos periódicos.
Como parte do Programa ABEC Educação, a ABEC Brasil oferece o curso INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, visando formar editores e suas equipes para identificar, planejar e submeter periódicos científicos aos indexadores, conforme a política editorial do periódico.
O curso, ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), possui carga horária de 40 horas, com informações para subsidiar as equipes editoriais na escolha das melhores opções de indexação, bem como para compreender os critérios para obtenção da indexação almejada.Público: a Certificação ABEC Brasil de Editor Científico foi criada visando especialmente a qualificação dos editores de periódicos científicos. Como os cursos são independentes e tratam de conteúdos que envolvem toda a editoria científica, a certificação é voltada também para avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação nesse campo temático.
Princípios fundamentais do curso: com acesso livre 24 horas, o conteúdo autoinstrucional não requer tutoria.
- Curso elaborado por especialistas com reconhecido conhecimento, titulação e larga experiência nos processos de indexação de periódicos científicos.
- Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação.
- Composto por cinco disciplinas.
- Laboratório de Indexação como atividade avaliativa de conclusão de curso.
- Conteúdo interativo com textos, vídeos e atividades.
- Gamificação por meio do uso de bônus e o mercado de bônus.
- Utilização de hiperlinks para acesso às referências.
- Utilização de hiperlinks para acesso ao glossário.Disciplinas
1- Panorama sobre indexação – 5h.
Objetiva compreender o conceito de indexação, as vantagens para os periódicos e os tipos de indexadores.2- Ciência aberta e indexação – 5h.
Objetiva contextualizar os periódicos científicos no âmbito da Ciência Aberta.3- Boas práticas editoriais – 10h.
Objetiva compreender os princípios de transparência e as boas práticas como critérios comuns dos indexadores.4- Critérios e Indexadores – 10h.
Objetiva identificar os critérios de avaliação dos indexadores por nível de dificuldade para indexação.5- Aspectos técnicos – 2h.
Objetiva conhecer os principais aspectos técnicos da indexação.Laboratório de indexação
Objetiva avaliar um periódico científico candidato à indexação.CONTEUDISTAS
Disciplinas: Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos
Laboratório de Indexação: Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Exercícios e avaliações: Terçária Tecnologias Educacionais
Avaliador de Artigo Científico
Carga horária: 60 horas
A Avaliação por pares é a principal etapa do fluxo editorial, pois sem ela o periódico não pode nem ser considerado científico. A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pela Avaliação por pares, realizada por professores e pesquisadores que desempenham esta atividade geralmente sem formação para tal, pois utilizam a experiência da prática acadêmica e de pareceres recebidos em seus próprios trabalhos como autores.
O curso foi elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica. Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação, ele é composto por cinco disciplinas com carga horária total de 60 horas mais Laboratório de Avaliação por pares como atividade meta-avaliativa para a sua conclusão.
Público: voltado para editores, avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores e estudantes de pós-graduação.
Princípios fundamentais do curso: com acesso livre 24 horas, o conteúdo autoinstrucional não requer tutoria. O cursista é livre para estabelecer seu cronograma de estudos. Composto por atividades de fixação e avaliativas. O ambiente virtual apresenta relatórios de revisão das atividades avaliativas; acompanhamento do progresso de conclusão das leituras e atividades. O curso conta ainda com uma atividade de conclusão prática meta-avaliativa (Laboratório de Avaliação por Pares).
Disciplinas
1- Contexto da Avaliação por pares
Objetiva conhecer a história da publicação científica, as dinâmicas do processo editorial e da Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò2- Processo de Avaliação por pares
Objetiva compreender o processo de Avaliação por pares, suas variações e tendências.
Conteudista: Dra. Lílian Nassi-Calò3- Qualidade na avaliação de artigos científicos
Objetiva compreender as políticas e os parâmetros de qualidade que impactam na Avaliação por pares.
Conteudista: Dra. Ivone Evangelista Cabral
4- Avaliação por pares nos sistemas de gestão
Objetiva conhecer as funcionalidades dos sistemas de gestão do fluxo editorial científico relacionadas ao papel do avaliador.
Conteudista: Alex Mendonça5- Ética na Avaliação por pares
Objetiva compreender os aspectos éticos do processo de Avaliação por pares.
Conteudista: Dr. Marcelo KrokosczLaboratório de Avaliação por pares
O Laboratório de Avaliação por pares, como atividade de conclusão de curso objetiva vivenciar, por meio de um processo meta-avaliativo, a Avaliação por pares de artigos científicos.
Conteudistas: Dr. Eli Lopes da Silva | Dra. Elisabete Werlang